O que é o Certificado e-CPF?

O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Também conhecido como CPF Digital, pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações. 

Como ele pode ser utilizado?

Ele pode ser utilizado para assinar documentos, sem papel e caneta, e essa possibilidade existe porque há uma legislação que adiciona valor jurídico em todas as transações realizadas por meio dele. Então, resumidamente, ele pode substituir a assinatura manuscrita e, também, pode ser usado para se autenticar em sistemas.

Quais são os benefícios do Certificado Digital e-CPF?

Por permitir que serviços e a assinatura de documentos sejam realizados na internet, o e-CPF proporciona agilidade, redução de custos e sustentabilidade.

Algumas aplicações do e-CPF:


Serviços do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC
Programa Conectividade Social
eSocial
Peticionamento eletrônico
Procuração eletrônica
Leilões da Receita
Imposto de Renda
Assinatura digital de documentos (contratos, atas, recibos, etc.)
Assinatura digital de contrato de câmbio.


Qualquer pessoa pode ter um Certificado Digital e-CPF?


Para ter um Certificado Digital basta ter o cadastro ativo na Receita Federal.

Como fazer um Certificado Digital Pessoa Física e-CPF?


Primeiro você precisa ter um cadastro ativo na Receita Federal. Depois, é hora de adquirir seu Certificado com uma Autoridade Certificadora cadastrada na ICP-Brasil, como a CertiRio. Inclusive, você pode optar por um Certificado e-CPF A1 ou A3 . A decisão pelo tipo vai influenciar na validade e local de armazenamento.

As etapas para comprar um e-CPF são:

Solicitar à uma Certificadora, clicando aqui você pode falar direto com a gente pelo WhatsApp;
Agendar e realizar a apresentação da documentação. Confira os documentos necessários para o e-CPF, clicando aqui. Importante dizer que esta etapa pode ser realizada no nosso local de atendimento (3052 White Orchid Rd. – Kissimmee – FL – sendo necessário o agendamento primeiro) ou vamos até você.
Emitir o Certificado.

Onde posso armazenar meu e-CPF?


O e-CPF pode ser fornecido na forma de um Cartão Inteligente parecido com um cartão de banco, sendo necessário uma leitora para identificá-lo ou um Token conectado diretamente na porta USB de um computador, de aparência semelhante à de um pen drive, disponibilizado como um arquivo de computador do tipo PFX.

Certificado Digital e-CPF no Imposto de Renda:


Todos os anos, próximo ao início da temporada de entrega do Imposto de Renda, a Receita divulga as regras e novidades para o período. Até o momento, sabe-se que o Certificado Digital concede acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte precisa apenas conferir os dados, incluindo ou corrigindo informações, se necessário.