O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico do governo brasileiro que identifica a pessoa física ou jurídica em transações pela internet.

Para pessoas físicas, você pode acessar serviços como a CNH Digital, Meu INSS, Imposto de Renda e até assinar contratos à distância.

No caso das pessoas jurídicas, você utiliza o certificado para emitir notas fiscais, acessar a receita federal, o conectividade social da CEF e muitos outros serviços.

Hoje já são mais de 300 serviços que o governo disponibiliza aos cidadãos e as empresas. E a previsão é que aumente cada vez mais trazendo agilidade e diminuindo a burocracia.

Onde utilizar o Certificado Digital?


O Certificado Digital pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Ou seja, ele viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo. Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.

É importante destacar que o Certificado Digital não é uma invenção do governo. Ele foi criado com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas físicas e empresas, promovendo agilidade, segurança e redução de custos.

Como é feita a segurança das informações?


Em um contexto atual de fraudes, com relação às transações eletrônicas, é frequente a preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual. Por isso, muitas pessoas não aproveitam as facilidades oferecidas pelo meio, mas quando se trata do Certificado Digital, essa preocupação pode ser descartada.

Todo Certificado Digital tem uma Chave Pública ou Privada, isto é, um nome e um número exclusivo que garante segurança ao usuário. Essa chave compõe um sistema de criptografia assimétrica, onde os dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los. Essas duas chaves são geradas aleatoriamente por funções matemáticas e trabalham em conjunto. Tudo que uma assina, somente a outra é capaz de autenticar. Essas características trazem maior segurança ao documento.

Outro aspecto importante é que, além da segurança fornecida pela própria ferramenta, o usuário deve utilizar senhas fortes que contribuem para aumentar a sua segurança. Ao emitir o certificado junto à autoridade certificadora, é recomendado *não obrigatório* criar uma senha segura, misturando letras maiúsculas, minúsculas, números, símbolos e ter, pelo menos, 8 dígitos.

Quais são os benefícios do Certificado Digital?


Além das diversas vantagens abordadas anteriormente, relacionamos os principais benefícios desse recurso. Confira!

O Certificado Digital é o RG do mundo digital


O Certificado Digital é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas e empresas no meio eletrônico, por isso é considerado o RG do mundo digital. Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas.

Pode ser usado para assinar documentos


Isso mesmo! Por conta do rigoroso processo de emissão e a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada – deixando de lado o uso de papel e caneta.

Garante mobilidade


Se ele identifica no meio eletrônico, logo proporciona mobilidade. Com o Certificado Digital, por exemplo, é possível formalizar negócios a longa distância. Um empresário do Brasil pode concretizar um negócio com outro empresário que estiver em viagem na China. Basta eles acessarem a plataforma para assinaturas de documentos, via celular, tablet ou computador, e assinar com o Certificado Digital.

Reduz os custos


Por permitir que processos sejam realizados do início ao fim no meio eletrônico, o Certificado Digital diminui gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel, ao transporte e à mão de obra porque melhora a eficiência operacional.

Isso representa um grande indicador de sucesso, pois além de reduzir custos operacionais, também otimizará o tempo, permitindo que os colaboradores foquem as energias em tarefas que trazem mais resultados para a empresa.

Emita seu Certificado Digital no Exterior – Estados Unidos – com a gente, somos autorizados para emissão seguindo o padrão ICP-Brasil.